domingo, 21 de agosto de 2011

Sociologia



A humanidade e as suas linguagens.
Por: Eduardo Eide Nagai
Linguagem é a capacidade que o homem tem de viver sua humanidade em sociedade. É através dessa linguagem que estas últimas se perpetuam e continuam existindo. Interferindo. Interagindo no cotidiano do homem coletivamente.
O que diferencia o homem dos outros animais não é a linguagem. Ambos a possuem. Porém há uma diferença que está no fato do humano manter sua vontade de, a cada momento, descobrir novas linguagens. Criar. Inventar o seu papel no mundo. Eis o papel da linguagem. Não estamos dizendo que o mundo está indo para o caminho certo. O ser humano está cada vez mais destruindo seu ambiente, seu habitat. Já os animais vivem de acordo com sua sobrevivência. A evolução das espécies continua. O homem fugiu, porém, desta evolução natural, agora a evolução é social. É financeira. É econômica e macro-econômica. Quem tem dinheiro, tem poder. Quem não tem está nas mãos dos primeiros. A humanidade seguiu este destino traçado por ela própria. O habitat do indivíduo homem não é mais as matas, ou as selvas, mas é uma cidade criada pelos próprios para nossa segurança. Segurança relativa. Fizemos esta fortaleza de concreto e tijolo e asfalto para fugirmos dos perigos do mundo, mas criamos um novo monstro, nosso próprio vizinho. Estamos com medo de nós mesmos num ambiente criado por nós.

Percebendo esta característica do homem, não podemos ressaltar também a característica de ler o mundo e perceber esta transformação financeira da humanidade. É através de leituras que fazemos do nosso redor. É através delas que descobrimos nosso porvir. É através da linguagem. É através desta relação homem-mundo-homem que notamos nossa presença na sociedade. Linguagem é, portanto, nosso canal de comunicação que nos mantém numa eterna relação com o mundo e com os outros sujeitos. É a forma pela qual expressamos para ser ouvidos. E ouvimos outros gritos e outras vozes para nos manter humanos. Se podemos destruir como vimos fazendo, podemos também mudar esta nossa realidade monstruosa através da nossa relação com o mundo: da linguagem.
Linguagem e humanidade são dois lados intrínsecos do mundo. Uma somente existe em função da outra. O homem se identifica enquanto homem através da linguagem e a linguagem transforma o próprio homem. Somente neste momento de interação verbal é que podemos colocar a questão da linguagem e da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário